PROJETO: Ampliação da FEA – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP – Campus Ribeirão Preto – SP

Com a necessidade de se criar novas salas de docentes para a FEA – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, campus Ribeirão Preto, A COESF – Coordenadoria do Espaço Físico da USP elaborou o estudo preliminar e contratou a Graco para desenvolver os projetos executivos do edifício.
A nova edificação deveria prever a interligação com o edifício existente; como a diferença de nível era considerável, a circulação entre os blocos foi projetada com uma escada e um elevador, comunicando os dois blocos. A configuração do edifício é a mesma em todos os pavimentos, e sua planta é distribuída da seguinte forma: no eixo de circulação temos duas salas com usos distintos em cada pavimento (copa, DML, xerox, depósito, servidores) e ao final, o bloco de escada; ao lado esquerdo do eixo de circulação temos os sanitários (feminino, masculino e acessíveis) e, ao lado direito, as salas de docentes.
A escolha dos materiais foi feita de maneira que se garantisse durabilidade, facilidade de manutenção e elegância. Assim, foram especificados porcelanato nos pisos da circulação e das salas e piso cerâmico nas áreas molhadas; revestimento cerâmico nas paredes das áreas molhadas e forro em gesso monolítico resistente à umidade e pintura em látex acrílico e forro em fibra mineral nos demais ambientes. Sua volumetria é marcada pelos brises nas fachadas noroeste e sudeste, para diminuir a incidência excessiva de luz, permitindo um maior conforto térmico aos usuários.

Ficha Técnica:

Cliente: Universidade de São Paulo
Ano: 2011
Área: 1017,90 m²
Local: Ribeirão Preto – SP
Estudo Preliminar: COESF – Coordenadoria do Espaço Físico – Universidade de São Paulo
Projeto Executivo e Coordenação: Graco Projetos, Empreendimentos e Construção Ltda.
Arquitetura: Arq. Caio Graco Hortenzi Vilela Braga (Arquiteto Responsável e Coordenador) – Arq. Nora Cappello e Arq. Renata Gobato Buffa (Desenvolvimento)
Estrutura/ Fundação: Eng. Fernando M. de Almeida Filho
Instalações Elétricas: Eng. Marcos Cesar Correa Antunes
Instalações Hidráulicas: Eng. Wilson Jorge Marques (Engenheiro Responsável e Coordenador) – Eng. Matheus M. Minatel (Desenvolvimento)
Instalações Mecânicas: Eng. Luis Eduardo Martins
Crédito da Foto: Elton Sitta

 

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s