PROJETO: Ampliação do Bloco 3 do ICMC – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP – Campus São Carlos – SP

Com a expansão do ICMC – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP – Campus São Carlos, e a necessidade de se criar novas salas de docentes, a Graco desenvolveu o projeto executivo da ampliação do Bloco 3, a partir do estudo preliminar feito pelos arquitetos Anali F. Bonetti e Renato A. Locilento.
Implantado contíguo ao Bloco 3 existente, o acesso ao novo edifício se dá em dois pavimentos: o pavimento térreo é acessado pelo interior da quadra, enquanto o primeiro pavimento é acessado através da rampa que liga com a calçada rente ao estacionamento. Nas duas pontas do edifício estão localizadas as escadas, os ambientes se distribuem da seguinte maneira: no pavimento térreo estão localizadas uma sala de aula, um espaço de convívio e estar, copa e sanitários (feminino, masculino e acessíveis); já no primeiro e segundo pavimentos encontram-se as salas de docentes e sanitários (feminino, masculino e acessíveis).
O prédio foi concebido em estrutura convencional em concreto, com fechamento em alvenaria nas paredes externas, áreas molhadas de todos os pavimentos e ambientes do pavimento térreo, e fechamento em divisórias leves tipo “dry-wall” nas salas de docentes. Com janelas amplas para possibilitar iluminação e ventilação adequadas em todas as salas do edifício, e, pensando também no conforto térmico para o usuário, brises metálicos foram projetados na fachada norte do edifício.

Ficha Técnica:

Cliente: Universidade de São Paulo
Ano: 2009
Área: 1194,76 m²
Local: São Carlos – SP
Estudo Preliminar: Arq. Anali Furlan Bonetti e Arq. Renato A. Loscilento
Projeto Executivo e Coordenação: Graco Projetos, Empreendimentos e Construção Ltda.
Arquitetura: Arq. Caio Graco Hortenzi Vilela Braga (Arquiteto Responsável e Coordenador) – Arq. Renata Bogas Gradin (Desenvolvimento)
Estrutura/ Fundações: Eng. Wilson Jorge Marques
Instalações Elétricas: Eng. Marcos Cesar Correa Antunes
Instalações Hidráulicas: Eng. Wilson Jorge Marques (Engenheiro Responsável e Coordenador) – Rafael Watanabe (Estagiário)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s