PROJETO: Biblioteca Central – UFSCar – Campus Sorocaba – SP

O projeto da Biblioteca Central da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – Campus Sorocaba, localiza-se em uma área privilegiada do campus, em sua parte central, juto a uma praça. Foi concebido desde o início, assim como o próprio campus, segundo o plano diretor de uso e ocupação, fator que abriu a possibilidade a novas propostas projetuais. O programa consiste em saguão, acervo, área administrativa e de apoio, quatro salas de audição e anfiteatro. O saguão, que é o local de maior circulação do edifício, é todo envidraçado, de modo a manter a vista e a integração com a praça. Esse espaço prevê áreas de leitura e área para exposições. Na área do acervo, para resguardar o espaço dos usuários sem barrar a visão da paisagem que o campus proporciona, foram previstos brises em madeira. Na administração, voltada para a praça, também foram utilizados brises em madeira que a protegem da forte insolação e, assim como no acervo, resguarda o espaço dos usuários, considerando a grande circulação de pessoas na praça. O anfiteatro localiza-se em uma área acessível tanto pela praça quanto pelas ruas adjacentes e seu posicionamento permite também uma futura integração com o Centro de Convenções a ser projetado no campus. Fazendo a transição entre a praça e o edifício, foi projetado um espelho d’água e um sistema de rampas que leva do nível do anfiteatro (mais baixo) ao do saguão da biblioteca (mais alto), respeitando as normas de acessibilidade – NBR9050.

Ficha Técnica:

Cliente: Universidade Federal de São Carlos
Ano: 2007
Área: 1686,94 m²
Local: Sorocaba – SP
Estudo Preliminar: Graco Projetos, Empreendimentos e Construção Ltda.
Projeto Executivo e Coordenação: Graco Projetos, Empreendimentos e Construção Ltda.
Arquitetura: Arq. Caio Graco Hortenzi Vilela Braga (Arquiteto Responsável e Coordenador) – Arq. Nora Cappello e Arq. Tatiana Midori Nakanishi (Desenvolvimento)
Estrutura/ Fundações: Eng. José Roberto L. de Andrade (Engenheiro Responsável) – Eng. Renata Taira e Eng. Ana Cristina Andrade (Desenvolvimento)
Instalações Elétricas: Eng. Valdecir Gonçalves
Instalações Hidráulicas: Eng. Wilson Jorge Marques (Engenheiro Responsável e Coordenador) – Paulo Fernando Hanke da Silveira (Estagiário)
Maquete Eletrônica: Arq. Diogo Moita

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s