PROJETO: Bloco B da FEA – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP – Campus Ribeirão Preto – SP

Pensando na necessidade de expansão do edifício da FEA – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP- campus Ribeirão Preto, a COESF fez o estudo preliminar para a ampliação do Bloco B, para que a Graco desenvolvesse o projeto executivo.
O projeto deveria respeitar a linguagem adotada no edifício existente, e foi implantado de forma que se criasse um jardim entre os edifícios, criando um espaço de convívio externo para professores e alunos. O projeto foi concebido em três pavimentos: subsolo, térreo e superior, aproveitando o desnível de terreno existente no local.
A entrada se dá pelo pavimento térreo do edifício, através de uma escada e uma calçada próximas ao estacionamento rente à rua, e também através de uma rampa externa, que liga o edifício existente ao edifício projetado. Ao entrar, o usuário chega a um amplo saguão, com pé direito duplo, e uma caixa de escada que dá acesso ao pavimento superior do edifício. Já o subsolo é acessado através da escada locada na extremidade do edifício.
No subsolo temos uma sala de inspeção, sem aberturas, um depósito e algumas salas, com aberturas amplas, voltadas para um pequeno jardim. O pavimento térreo abriga, além do saguão, os sanitários (feminino, masculino e acessíveis) e a caixa de escada central, e liga duas alas da edificação. O mezanino, abriga os sanitários (feminino, masculino e acessíveis), além de proporcionar uma ampla visão para o saguão do pavimento térreo. As alas são acessadas por corredores laterais protegidos por elementos vazados em concreto, e possuem, no pavimento térreo, salas de aula, e, no pavimento superior, salas de reuniões e salas de docentes.

Ficha Técnica:

Cliente: Universidade de São Paulo
Ano: 2007
Área: 2090,00 m²
Local: Ribeirão Preto – SP
Estudo Preliminar: COESF – Coordenadoria do Espaço Físico – Universidade de São Paulo
Projeto Executivo e Coordenação: Graco Projetos, Empreendimentos e Construção Ltda.
Arquitetura: Arq. Caio Graco Hortenzi Vilela Braga (Arquiteto Responsável e Coordenador) – Arq. Nora Cappello (Desenvolvimento)
Estrutura/ Fundações: Eng. Ana Cristina de Matos Moraes
Instalações Elétricas: Eng. Valdecir Gonçalves
Instalações Hidráulicas: Eng. Wilson Jorge Marques (Engenheiro Responsável e Coordenador) – Felipe Alberto Martins Alves (Estagiário)
Instalações Mecânicas: Eng. Luis Eduardo Martins
Crédito das imagens: Elton Sitta

 

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s