PROJETO: CAD-2 – Conjunto de Apoio Didático 2 – USP – Campus São Carlos – SP

Com o Conjunto de Apoio Didático 1 (CAD-1) já em funcionamento no Campus-2 da USP-São Carlos, a Coordenadoria do Espaço Físico (COESF) da Universidade de São Paulo contratou a Graco para desenvolver o projeto executivo do Conjunto de Apoio Didático 2.
Da mesma forma que os outros blocos que formam o CAD-1, o projeto do CAD-2 foi concebido tendo como princípio a racionalização de ambientes, seguindo modulações que poderiam ser repetidas conforme necessidade. Assim configurou-se o espelhamento do conjunto de 4 edificações: 3 edifícios retilíneos e um edifício curvo, tendo como separação entre CAD-1 e CAD-2 a praça central.
Este novo conjunto abriga novamente um programa de anfiteatros no edifício curvo e de salas de aula e laboratórios, nos edifícios retilíneos, distribuídos da seguinte maneira: cada pavimento contem uma circulação protegida por elementos vazados, que dá acesso às salas de aula e laboratórios de ensino. Estes ambientes, por sua vez, estão localizados entre Shafts projetados para passagem de instalações elétricas e hidráulicas, que seguem pelos 2 pavimentos. Na fachada sudeste foi projetado um brise metálico de proteção das aberturas das salas e laboratórios.
O edifício curvo possui também uma circulação perimetral fechada com elementos vazados, onde estão localizados 3 auditórios para aulas, palestras e cursos. Do outro lado do edifício há outra circulação curva, protegida por uma marquise, mas aberta ao pátio interno com jardim.
Ligando os quatro edifícios foi projetada uma circulação ampla, coberta, e, ao longo dela, estão distribuídos os blocos de sanitários e circulações verticais – escadas e elevadores. Esta circulação é marcada por coberturas curvas e terraços salientes, marcando a volumetria de todo o conjunto.

Ficha Técnica:

Cliente: Universidade de São Paulo
Ano: 2012
Área: 7574,03 m²
Local: São Carlos – SP
Estudo Preliminar: COESF – Coordenadoria do Espaço Físico – Universidade de São Paulo
Projeto Executivo e Coordenação: Graco Projetos, Empreendimentos e Construção Ltda
Arquitetura: Arq. Caio Graco Hortenzi Vilela Braga (Arquiteto Responsável e Coordenador) – Arq. Nora Cappello, Arq. Renata Gobato Buffa, Arq. Daniela Hladkyi (Desenvolvimento)
Estrutura/ Fundações: Eng. Wilson Jorge Marques (Engenheiro Responsável e Coordenador) – Eng. Helton Luiz Calado (Desenvolvimento)
Instalações Elétricas: Eng. Marcos Cesar Correa Antunes
Instalações Hidráulicas: Eng. Wilson Jorge Marques (Engenheiro Responsável e Coordenador) – Eng. Matheus M. Minatel (Desenvolvimento) – Renato França da Silva (Estagiário)
Instalações Mecânicas: Eng. Luis Eduardo Martins
Maquete Eletrônica: Arq. Daniela Hladkyi, Arq. Renata Gobato Buffa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s