PROJETO: Edifício Bloco 1 – EEFERP – Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto – USP – Campus Ribeirão Preto – SP

Para suprir a necessidade de um espaço para abrigar o curso da EEFERP – Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto da USP – Campus Ribeirão Preto, a Graco desenvolveu o projeto do Bloco 1, a partir do estudo preliminar fornecido pela COESF – Coordenadoria do Espaço Físico da USP. Com uma planta retangular, o programa é dividido em três partes: a primeira é o corpo principal, que abriga as áreas de serviços, administrativas e de ensino; a segunda parte é formada pelo hall e circulação, e a terceira é caracterizada pelos sanitários e circulação vertical (escada e elevador).
Cada pavimento abriga setores distintos do curso – setores administrativos, de ensino e de serviços, como podemos observar nas imagens abaixo. As aberturas foram pensadas para que o edifício tivesse boa iluminação e ventilação, considerando também o fato de Ribeirão Preto ser uma cidade quente. Desta forma, elementos vazados fecham a circulação, brises em chapa perfurada protegem as janelas e o eixo de hall e circulação é aberto, delimitado com um guarda-corpo metálico. A altura de piso a piso é de 4,20 m, com um pé-direito de 3,00 m nos ambientes, deixando um entreforro alto para passagem de instalações elétricas, hidráulicas e mecânicas.
Sua volumetria é marcada pelos blocos e pelos elementos de vedação. O bloco da circulação vertical e sanitários é o mais alto, pois contem os reservatórios de abastecimento e de reserva de incêndio, onde também é pintada a imagem de um atleta. Os brises em diferentes cores dão movimento à fachada, e reforçam a linearidade do edifício.

Ficha Técnica:

Cliente: Universidade de São Paulo
Ano: 2008
Área: 2390,38 m²
Local: Ribeirão Preto – SP
Estudo Preliminar: COESF – Coordenadoria do Espaço Físico – Universidade de São Paulo
Projeto Executivo e Coordenação: Graco Projetos, Empreendimentos e Construção Ltda.
Arquitetura: Arq. Caio Graco Hortenzi Vilela Braga (Arquiteto Responsável e Coordenador) – Arq. Mônica Peixoto Vianna, Arq. Nora Cappello, Arq. Renata Gobato Buffa (Desenvolvimento)
Instalações Elétricas: Eng. Valdecir Gonçalves
Instalações Hidráulicas: Eng. Carlos Roberto Ramos de Andrade
Instalações Mecânicas: Eng. Luis Eduardo Martins
Maquete Eletrônica: Marco Antonio d’Elia Junior
Crédito das Fotos: Elton Sitta

 

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s