PROJETO: Edifício de Graduação do IE – Instituto de Economia – UNICAMP – Campus Campinas – SP

Implantado entre os edifícios do CESIT – Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho e o da Biblioteca/ Centro de Documentações do IE – Instituto de Economia da UNICAMP – Campus Campinas, o edifício de Graduação do IE foi desenvolvido pela Graco para sanar as demandas da unidade, à partir do estudo preliminar fornecido pela CPO – Coordenadoria de Projetos e Obras.
O edifício foi projetado em três pavimentos, que abrigam salas de aula, de videoconferência e anfiteatro, salas administrativas e áreas de apoio e serviços como sanitários (feminino, masculino e acessíveis), copa, DML (depósito de material de limpeza), shafts. Ele também possui uma área técnica com barrilete, depósito e reservatório.
Sua volumetria possui três divisões claras: um volume mais longo e retilíneo, onde estão as salas e setor administrativo, o bloco de circulação vertical (escada e elevador) e os sanitários, mais alto e com cobertura metálica curva, que se destaca do restante da edificação, e o bloco de circulação, que interliga os dois anteriores.
Sua estrutura é em concreto armado e fechamento em alvenaria e divisórias tipo “dry-wall”. A circulação das salas de aula é fechada com elementos vazados e as salas possuem grandes planos de janelas protegidas com brise em aluzinc. As áreas comuns receberam piso em porcelanato, pintura nas paredes e forro em fibra mineral nos ambientes secos e porcelanato nas paredes e forro em gesso monolítico nas áreas molhadas; as salas de aula e administrativas receberam piso em manta vinílica, pintura nas paredes e forro acústico em fibra mineral. As instalações de elétrica, hidráulica e mecânica passam no entreforro de cada pavimento, e chegam aos três shafts técnicos distribuídos pelo edifício, que cortam os três pavimentos.

Ficha Técnica:

Cliente: Universidade Estadual de Campinas
Ano: 2014
Área: 2.448,82 m²
Local: Campinas – SP
Estudo Preliminar: Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO) – UNICAMP
Projeto Executivo: Graco Projetos, Empreendimentos e Construção Ltda.
Arquitetura: Arq. Caio Graco Hortenzi Vilela Braga (Arquiteto Responsável e Coordenador) – Arq. Nora Cappello, Arq. Renata Gobato Buffa (Desenvolvimento)
Estrutura/ Fundações: Eng. Wilson Jorge Marques (Engenheiro Responsável) – Eng. Helton Luiz Calado (Desenvolvimento)
Instalações Elétricas (Engenheiro Responsável): Eng. Marcos Cesar Correa Antunes
Instalações Hidráulicas: Eng. Wilson Jorge Marques (Engenheiro Responsável e Coordenador) – Eng. Matheus M. Minatel (Desenvolvimento)
Instalações Mecânicas: Eng. Mec. Luis Eduardo Martins (Engenheiro Responsável)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s