PROJETO: Edifício para Expansão do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – USP – Campus Ribeirão Preto – SP

Afim de expandir o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP – Campus Ribeirão Preto, a Graco foi contratada para desenvolver todo o projeto do edifício de cerca de 1.200 m², desde o estudo preliminar até sua finalização, nos projetos executivos.
O program, distribuído em dois pavimentos, abriga salas de aulas teóricas e práticas, estúdios para estudo individual e coletivo, sala para orquestra e coro, bem como estúdio de gravação, processamento e sala de informática, além dos espaços de apoio como sanitários, copa e sala de servidores.
Concebido em estrutura metálica e fechamento em alvenaria, a grande preocupação era garantir o isolamento acústico entre as salas de aula. Após alguns estudos, chegou-se à solução de fazer, onde necessário, paredes duplas em alvenaria de tijolos maciços com um colchão de ar entre elas. Assim, a reverberação do som seria abatida, e as aulas e ensaios poderiam correr tranquilamente, sem interferências de uma sala para outra. Além disso, em todas as salas foram previstos forros de fibra mineral, que tem um bom desempenho acústico. O pé direito dos ambientes é de 3,00 m, com um entreforro de cerca de 60 cm para passagem de instalações elétricas, hidráulicas e mecânicas.
A volumetria do edifício é marcada por dois grandes planos de vidro localizados no hall de entrada de pé-direito duplo e área de convívio, por algumas empenas cegas pintadas de cor diferente do restante do prédio, e também pelos brises que compõem as fachadas nordeste e sudoeste.

Ficha Técnica:

Cliente: Universidade de São Paulo
Ano: 2009
Área: 1286,11 m²
Local: Ribeirão Preto – SP
Estudo Preliminar: Graco Projetos, Empreendimentos e Construção Ltda.
Projeto Executivo e Coordenação: Graco Projetos, Empreendimentos e Construção Ltda.
Arquitetura: Arq. Caio Graco Hortenzi Vilela Braga (Arquiteto Responsável e Coordenador) – Arq. Cynthia Nojimoto, Arq. Nora Cappello, Arq. Renata Gobato Buffa (Desenvolvimento)
Estrutura/ Fundações: Eng. Fernando M. de Almeida Filho
Instalações Elétricas: Eng. Marcos Cesar Correa Antunes
Instalações Hidráulicas: Eng. Wilson Jorge Marques (Responsável Técnico) – Pablo A. Nobre (Estagiário)
Instalações Mecânicas: Eng. Luis Eduardo Martins
Maquete Eletrônica: Marco Antonio d’Elia Junior
Crédito das Fotos: Elton Sitta

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s