PROJETO: Edifício para P&D – UNICAMP – Campus Campinas

Localizado em uma esquina da quadra 44A, em plena área de expansão da UNICAMP – Campus Campinas, o edifício para P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) é um edifício pensado para abrigar incubadora de empresas da área de pesquisa e desenvolvimento do Inova – Agência de Inovação da UNICAMP.
Com um desnível de quatro metros de altura entre o bolsão de estacionamento e o terreno de implantação, o projeto foi pensado de forma a criar uma relação tanto com o interior da quadra, que possui pequenas praças, como também com o bolsão de estacionamento lindeiro à avenida. Assim, a entrada principal, no pavimento térreo, é acessada pelo interior da quadra, através de uma calçada que se alarga conforme se aproxima do edifício, ou através de uma escada que sai do estacionamento, e passa pela área técnica onde estão localizadas as cabines elétrica, de lixo e de gás até chegar à entrada principal. Uma segunda entrada foi projetada, no primeiro pavimento do edifício, que faz a ligação em nível do prédio com o estacionamento.
Concebido em três pavimentos, o edifício possui uma planta caracterizada por dois eixos principais onde estão distribuídos os diversos ambientes que compõem o programa de necessidades – o eixo da circulação e apoio, e o eixo das alas de pesquisa. O primeiro eixo abriga, no térreo, o hall de entrada e recepção, com pé-direito triplo, a caixa de escada e elevador, uma sala de servidores e copa, os sanitários (feminino, masculino e acessíveis) e um DML (depósito de material de limpeza). Nos demais pavimentos, o eixo possui um mezanino, com sala de estar, a circulação vertical, os sanitários e uma varanda, sendo que no primeiro pavimento a varanda dá acesso ao estacionamento. O outro eixo, composto pelas alas 01 e 02, são destinadas às salas de pesquisa, sendo que a ala 01 possui uma área duas vezes maior do que a da ala 02.
O edifício foi projetado em estrutura de concreto armado moldado “in loco”, com modulações que garantissem o vão livre em toda a largura do edifício, flexibilizando sua ocupação. Dessa forma, cada módulo estrutural pode ser ocupado por até quatro salas. No total, as três alas possuem três módulos estruturais, garantindo uma distribuição de 3 a 12 salas por pavimento. Os revestimentos utilizados também levaram em consideração a multifuncionalidade do espaço, e, dessa forma, foram utilizadas placas de granito em todo o eixo de circulação e sanitários, e piso monolítico autonivelante em epóxi nas duas alas, em todos os pavimentos. As paredes foram pinturas internamente, à exceção das áreas molhadas, que receberam porcelanato, e pastilhas cerâmicas e, externamente, foram aplicadas texturas de diferentes cores. Os forros tiveram duas especificações diferentes também, conforme a distribuição dos ambientes: enquanto nas alas foi especificado forro em placas de fibra mineral e bordas em gesso monolítico, no eixo de circulação o forro é todo em gesso monolítico. Para auxiliar no conforto térmico, além de dar destaque às fachadas, brises em aluzinc foram especificados nas elevações leste e oeste do edifício.
A altura definida de piso a piso é de 4 metros, com pé-direito de 2,80 metros, criando um entre-forro com altura suficiente para passar as instalações de elétrica, hidráulica e mecânica. Verticalmente, as instalações se concentram em shafts técnicos, que facilitam o acesso e a manutenção do edifício.

Ficha Técnica:

Cliente: Universidade Estadual de Campinas
Ano: 2014-2015
Área: 1.782,66 m²
Local: Campinas – SP
Estudo Preliminar: Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO) – UNICAMP
Projeto Executivo e Coordenação: Graco Projetos, Empreendimentos e Construção Ltda.
Arquitetura: Arq. Caio Graco Hortenzi Vilela Braga (Arquiteto Responsável e Coordenador) – Arq. Nora Cappello, Arq. Renata Gobato Buffa (Desenvolvimento)
Estrutura/ Fundações: Eng. Wilson Jorge Marques (Engenheiro Responsável) – Eng. Helton Luiz Calado (Desenvolvimento)
Instalações Elétricas (Engenheiro Responsável): Eng. Marcos Cesar Correa Antunes
Instalações Hidráulicas: Eng. Wilson Jorge Marques (Engenheiro Responsável e Coordenador) – Eng. Matheus M. Minatel (Desenvolvimento)
Instalações Mecânicas: Eng. Mec. Luis Eduardo Martins (Engenheiro Responsável)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s