PROJETO: Laboratório de Facilidade Experimental (Torre CEPETRO) – Centro de Estudo de Petróleo – UNICAMP – Campus Campinas – SP

Com as pesquisas na área de combustíveis avançando cada vez mais, o Centro de Estudos de Petróleo – CEPETRO, da UNICAMP – Campus Campinas, necessitava de um novo espaço físico, e assim foi criado o Laboratório de Facilidade Experimental, a Torre CEPETRO.
Com 45 metros de altura, e uma área de aproximadamente 900 m², a Torre CEPETRO serviria para pesquisas com tubos preenchidos com água sob pressão. Assim, o programa do laboratório consistia em uma torre de ensaios de cerca de 40 metros de altura. Acima dela estaria o reservatório de água, cujo acesso se dá através de dois alçapões localizados na laje de cobertura, e abaixo da torre, sob um piso metálico, uma canaleta enterrada de 1,50 metros, por onde passariam as tubulações bombeadas e pressurizadas, além de instalações elétricas. Esta canaleta segue pelo almoxarifado atá a área técnica externa, onde estão localizadas as cabines de bombas, compressores, geradores e transformadores. Além da torre, o programa também conta com oficina para manuseio dos tubos e conexões, laboratórios, shafts (para passagem de instalações prediais de elétrica, hidráulica e mecânica), depósito, copa e sanitários acessíveis.
Sua estrutura foi projetada em concreto armado, e seu fechamento em alvenaria. As aberturas são em janelas de alumínio e vidro nas áreas de laboratórios, sanitários e demais salas, e, na torre, as aberturas são protegidas por um guarda-corpo metálico e fechadas com um brise de chapa perfurada, que segue toda a altura da torre, garantindo uma ventilação natural permanente.

Ficha Técnica:

Cliente: Universidade Estadual de Campinas
Ano: 2009
Área: 933,75 m²
Local: Campinas – SP
Estudo Preliminar: Graco Projetos, Empreendimentos e Construção Ltda.
Projeto Executivo e Coordenação: Graco Projetos, Empreendimentos e Construção Ltda.
Arquitetura: Arq. Caio Graco Hortenzi Vilela Braga (Arquiteto Responsável e Coordenador) – Arq. Cynthia Nojimoto, Arq. Nora Cappello, Arq. Renata Gobato Buffa (Desenvolvimento)
Estrutura/ Fundações: Eng. Fernando M. de Almeida Filho
Instalações Elétricas: Eng. Marcos Cesar Correa Antunes
Instalações Hidráulicas: Eng. Wilson Jorge Marques (Engenheiro Responsável e Coordenador) – Alexandre Shimming (Estagiário)
Instalações Mecânicas: Eng. Luis Eduardo Martins
Maquete Eletrônica: Marco Antonio d’Elia Junior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s