PROJETO: Restaurante Universitário – UFSCar – Campus Sorocaba – SP

O projeto do edifício do Restaurante Universitário do novo campus da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – Campus Sorocaba localiza-se em uma área privilegiada do campus, em sua parte central, junto a uma praça. Foi concebido desde o início, assim como o próprio campus, segundo plano diretor de uso e ocupação, fator que abriu a possibilidade a novas propostas projetuais. O programa foi elaborado em duas etapas. Na primeira, o programa arquitetônico do restaurante foi composto por sanitários (masculino e feminino), cozinha de apoio, local de distribuição de alimentos e pelo salão do refeitório. Na segunda etapa, houve a ampliação do salão do refeitório e a relocação dos sanitários para a construção de uma cozinha industrial que atendesse a todas as necessidades de um campus em crescimento até sua total ocupação. O refeitório é um espaço amplo, que teve sua circulação cuidadosamente pensada para evitar o cruzamento de fluxos de pessoas, tornando-o um local agradável para sua finalidade.
Externamente o edifício é composto por duas fachadas com pórticos que demarcam a entrada e saída de pessoas, e por duas fachadas com brises de madeira que protegem da forte insolação, ao mesmo tempo em que resguardam o espaço dos usuários sem barrar a visão da paisagem que o campus proporciona.

Ficha Técnica:

Cliente: Universidade Federal de São Carlos
Ano: 2006
Área: 620,00 m²
Local: Sorocaba – SP
Estudo Preliminar: Graco Projetos, Empreendimentos e Construção Ltda.
Projeto Executivo e Coordenação: Graco Projetos, Empreendimentos e Construção Ltda.
Arquitetura: Arq. Caio Graco Hortenzi Vilela Braga (Arquiteto Responsável e Coordenador) – Arq. Cynthia Nojimoto, Arq. Mônica Vianna, Arq. Nora Cappello e Arq. Tatiana Midori Nakanishi (Desenvolvimento)
Estrutura/ Fundações: Eng. Carlos Alberto Martins (Engenheiro Responsável) – Eng. Wilson Jorge Marques (Desenvolvimento)
Instalações Elétricas: Eng. Valdecir Gonçalves
Instalações Hidráulicas: Eng. Carlos Roberto Ramos de Andrade
Maquete Eletrônica: Arq. Diogo Moita

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s