PROJETO: Urbanização do Centro Tecnológico FIPASE – USP – Campus Ribeirão Preto – SP

Finalizando a etapa 2 e também todo o conjunto que forma o Centro Tecnológico FIPASE, dentro da USP – Campus Ribeirão Preto, foi desenvolvido o projeto de Urbanização da área, com bolsões de estacionamento, calçadas de acessos e edificações que abrigam cabines de transformadores, de gases, de recolhimento de lixo e portarias do complexo de edificações.

Sobre o Parque Tecnológico:
O Parque Tecnológico de Ribeirão Preto é um empreendimento imobiliário e tecnológico com características especificamente projetadas, incluindo serviços tecnológicos e gestão de ciência, tecnologia e inovação, para atender às demandas das empresas das áreas de Saúde e Biotecnologia. Como atores diretos do empreendimento estão: a USP – Universidade de São Paulo, a SUPERA, que atua como incubadora de Empresas de Base Tecnológica em Ribeirão Preto e a FIPASE, que é a Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto.

Etapa 2 – Urbanização
Para interligar os Edifícios 1, 2 e 3, foram propostos acessos entre as edificações, a partir dos espaços de circulação de cada uma, reforçando o eixo de passagem e garantindo maior integração entre elas. Os estacionamentos situam-se nas extremidades do complexo e são interligados por uma servidão de passagem que facilita a logística de carga e descarga e o acesso técnico aos edifícios. Toda a urbanização foi pensada de forma a garantir a acessibilidade aos edifícios, propondo-se rampas de acesso, vagas para deficientes, espaços de circulação e desníveis apropriados e devidamente sinalizados, seguindo as normas de acessibilidade (NBR9050/2004).

Ficha Técnica:

Cliente: Universidade de São Paulo
Ano: 2011
Área: 9.390,87 m²
Local: Ribeirão Preto – SP
Estudo Preliminar: Graco Projetos, Empreendimentos e Construção Ltda.
Projeto Executivo e Coordenação: Graco Projetos, Empreendimentos e Construção Ltda.
Arquitetura: Arq. Caio Graco Hortenzi Vilela Braga (Arquiteto Responsável e Coordenador) – Arq. Nora Cappello, Arq. Renata Gobato Buffa (Desenvolvimento)
Estrutura/ Fundações: Eng. Wilson Jorge Marques (Engenheiro Responsável e Coordenador) – Eng. Helton Luiz Calado (Desenvolvimento)
Instalações Elétricas: Eng. Marcos Cesar Correa Antunes
Instalações Hidráulicas: Eng. Wilson Jorge Marques (Engenheiro Responsável e Coordenador) – Eng. Matheus M. Minatel (Desenvolvimento) – Renato França da Silva (Estagiário)
Instalações Mecânicas: Eng. Luis Eduardo Martins
Maquete Eletrônica: Arq. Daniela Hladkyi

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s