PROJETO: Conclusão do Bloco A – FOP – UNICAMP

Conclusão do Bloco A do Centro Clínico da FOP – Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP – Campus Piracicaba – SP

A FOP – Faculdade de Odontologia de Piracicaba da UNICAMP, campus de Piracicaba tinha a necessidade de um espaço para abrigar a expansão da clínica odontológica do curso, com atendimento à população. Para isso, a Graco foi contratada para fazer o projeto de Reforma e Ampliação de um edifício de dois pavimentos existente, e que estava parcialmente executado (estrutura e fechamento externo executado e algumas janelas instaladas) e que estava em uma situação de abandono. Essa situação, em parte, foi benéfica ao projeto, pois a área interna estava completamente livre para dispormos o layout de forma mais adequada.

Como o programa de necessidades era extenso e o edifício não era muito grande, houve a necessidade de se projetar, além de todo o layout da área construída, uma ampliação. Dessa forma, o edifício que possuía um formato retangular, passou a ter a forma de “T”.

Em ambos os pavimentos, a área ampliada abriga a recepção, espera e parte dos serviços administrativos, além dos sanitários acessíveis e circulação vertical (escada e elevador). Na parte existente, o programa possui, em ambos os pavimentos, área de sanitários de aceso público e de acesso restrito, área clínica, salas de docentes e setor de serviços auxiliares (raio-X, arsenal, preparo, esterilização e expurgo).

No pavimento térreo, a área clínica de atendimento ocupa cerca de dois terços do pavimento, enquanto que no pavimento superior a clínica ocupa um terço. O programa do pavimento superior é um pouco mais abrangente, pois, além e todos os ambientes citados acima, ainda há a sala de escovação, quatro consultórios para atendimento, sala de arquivo e depósito, e quatro salas multiuso.

Construtivamente, o edifício foi pensado com fechamento em alvenaria para todos os ambientes, à exceção das áreas clínicas, que precisavam de uma distribuição que garantisse a visibilidade dos professores e alunos, ao mesmo tempo que garantisse a privacidade para o paciente que estaria em atendimento.

Por se tratar de um ambiente da área de saúde, todos os ambientes foram pensados seguindo as normas vigentes, e de forma a garantir a funcionalidade, praticidade, limpeza e manutenção dos mesmos. Os pisos foram especificados em manta vinílica e porcelanato, e os forros são em placas removíveis.

Além do edifício, a Graco também fez toda a área de urbanização de seu entorno, que engloba um grande bolsão de estacionamento, além de espaços de jardim com áreas de calçada e também uma central de utilidades, com reservatório externo de água, abrigo para os compressores, e cabine de transformador/ gerador e depósito de resíduos (lixo comum e lixo hospitalar).

Ficha Técnica:

Cliente: Universidade Estadual de Campinas
Ano: 2014-2015
Área Construída: 2.378,02 m²
Área de Urbanização: 4.498,76 m²
Local: Piracicaba – SP
Estudo Preliminar: Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO) – UNICAMP
Projeto Executivo e Coordenação: Graco Projetos, Empreendimentos e Construção Ltda.
Arquitetura: Arq. Caio Graco Hortenzi Vilela Braga (Arquiteto Responsável e Coordenador) – Arq. Nora Cappello, Arq. Renata Gobato Buffa, est. Ana Carolina Sanvezzo Delfim (Desenvolvimento)
Estrutura/ Fundações: Eng. Wilson Jorge Marques (Engenheiro Responsável) – Eng. Helton Luiz Calado (Desenvolvimento)
Instalações Elétricas (Engenheiro Responsável): Eng. Marcos Cesar Correa Antunes
Instalações Hidráulicas: Eng. Wilson Jorge Marques (Engenheiro Responsável e Coordenador) – Eng. Matheus M. Minatel (Desenvolvimento)
Instalações Mecânicas: Eng. Mec. Luis Eduardo Martins (Engenheiro Responsável)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s