PROJETO: Apartamento RB 132

Em 2010 a arquiteta da Graco, Renata Gobato Buffa, comprou um apartamento ainda na planta. “A localização, e a possibilidade de escolher qual pavimento e qual apartamento dentre as quatro opções do andar fizeram bastante diferença”, conta a arquiteta. “Preferi um apartamento que tivesse iluminação o dia todo, então escolhi aquele que cujas fachadas eram leste e norte; isso também auxiliou a fugir do vento gelado predominante aqui em São Carlos, que é na face sul. A escolha foi certeira: tenho um apartamento com boa iluminação e boa ventilação durante todo o dia, e que é quente no inverno e fresco no verão” continua. O apartamento, de 60 m², é bem distribuído: logo que entramos, à direita, está a cozinha americana e, na sequência, a lavanderia; um balcão separa a cozinha da sala de jantar, que está totalmente integrada com a sala de estar. No alinhamento entre as salas tem-se um pequeno hall que dá acesso ao banheiro social e aos dois dormitórios, sendo um deles suíte.

O projeto de interiores começou junto com a obra: a arquiteta entrou em contato com a construtora, para saber quais seriam os acabamentos utilizados, e se seriam permitidas mudanças ainda na fase de construção, e a resposta foi sim. Por sorte, os acabamentos escolhidos pela construtora atendiam em grande parte os anseios da proprietária: o piso das salas e quartos eram de tacos de madeira sintecados, e os pisos das áreas molhadas em cerâmica branca acetinada; nas paredes das áreas molhadas seriam azulejos quadrados 20 x 20 cm, com um detalhe em pastilha cerâmica, e nas demais áreas, pintura em cor palha. As bancadas de cozinha e banheiros eram de granito branco Ceará, e as louças brancas. A alteração foi mínima: a arquiteta escolheu uma pastilha de vidro para os detalhes de cozinha, lavanderia e banheiros, e alterou a altura de instalação das bancadas para 1 m (o padrão é 90 cm), para adequar à ergonomia da usuária.

O projeto de mobiliário foi o grande foco desse projeto de interiores. Pensado para otimizar e maximizar os espaços – o que em apartamentos pequenos é essencial – atendendo às necessidades do dia a dia, todo o mobiliário foi projetado minuciosamente por Renata. A estante da sala, por exemplo, tem espaço para a TV, uma gaveta e um nicho para roteadores e codificadores de TV, prateleiras para objetos e uma adega lateral. Já na cozinha os armários possuem, em sua parte inferior, gavetões que facilitam na hora de visualizar e pegar os mantimentos e utensílios, além de um porta-temperos na lateral do fogão. O escorredor fica na parte superior do armário, sobre a cuba, deixando a bancada limpa e organizada. No quarto de casal, a porta original do banheiro foi substituída por uma porta de correr com um grande espelho, e o guarda-roupas foi projetado de piso a teto, gavetas, sapateiras e cabideiros, e fechado com duas grandes portas de correr. O segundo dormitório é um espaço multiuso, que funciona como sala de leitura, quarto de hóspedes, escritório e despensa, e o que possibilita sua multifuncionalidade é o mobiliário: sofá-cama, escrivaninha com estante para livros, e armário com profundidade de guarda-roupas, que acomoda tábua de passar roupas, aspirador de pó, ferramentas, bugigangas, enfim, um depósito organizado quando as portas estão fechadas. As formas retas, acabamentos brancos nas áreas molhadas e madeirados na sala e quartos, e os puxadores em barra compõem harmonicamente com os acabamentos de piso e parede do apartamento.

A arquiteta ainda ressalta que o mais importante ao desenvolver qualquer projeto é pensar como seus usuários utilizam o espaço, quais são suas necessidades e expectativas, e só então transformar o espaço métrico em ambientes funcionais, aconchegantes e bonitos.

Ficha Técnica:

Cliente: Renata G. Buffa
Ano: 2012
Área: 60,00 m²
Local: São Carlos – SP
Concepção, Projeto Executivo: Arquiteta Renata Gobato Buffa

Maquete Eletrônica: Arq. Renata Gobato Buffa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s